sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mensagem do colega António Ribeiro

A pedido do colega António Ribeiro, vou colocar a mensagem que me enviou por e-mail.

Caro Colega Nuno Menezes,

Aproveitando o seu Blog e na impossibilidade de "responder" ao Carapito de forma que todos possam ler (pois o meu servidor NOVIS, está a ficar entupido e não processa o envio do e-mial para tanta gente), peço caso esteja de acordo que "post" no seu Blog o meu comentário ao comentário (passo o pleonásmo) do nosso colega Carapito que reza assim:

"Uma sugestão,

Caso a Associação de Antigos Alunos ainda esteja activa, poderia ser feito um comunicado a repudiar a descaracterização desta Escola, que em tempos foi considerada de excelência e enviado para a tutela da escola com cópia para alguns jornais do trade.

José Carapito - GM"
O meu comentário de resposta é:
"Caro Carapito,

Se bem me lembro... eu faço (fiz... fazia...) parte da associação, com o Paulo Vaz, o Antonio Igreja, e não me lembro dos restantes... Ora está bom de ver que a associação não está activa. Na época em que se tentou fazer algo, não fomos bem sucedidos, pois cada vez que tentávamos reunir (e chegamos a reunir com 2) com o Secretário de Estado do Turismo... ele caía... parecia sina!!!

Além disso, as 2 convocatórias que fizemos para assembleia geral... foram frustantes de "tanta" participação (acho que nem uma dezena de "coleguinhas"... nas duas juntas).

Talvez agora, que foi despoletado este assunto e que tantas vozes se estão a erguer, fosse altura de tentar fazer de raíz uma nova associação, com a participação de TODOS!!! (se não for assim, esqueçam...). As únicas "acções" que na altura se conseguiram realizar foram jantares (prós copos o pessoal lá vai alinhando...) na BTL, sempre a custas do esforço do Paulo e do Luis Almeida Mendes (Lembrei de + 01... o Presidente se não estou em erro).

Assim sendo que alguém tome a iniciativa (1 assembleia geral com + de 10 colegas?), pois parece que nos deram o pretexto (ainda que na minha opinião, pretextos não faltam e há muito tempo...) para agir.

Alguém se chega à frente?

A Bem da Nação
António Ribeiro
EHTP 86/89
+351 919 455 302"

Obrigado e desculpe o abuso...
António Ribeiro

3 comentários:

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caros Amigos e Colegas

Conforme disse num e-mail que ontem enviei e que não sei se chegou a todos, a minha primeira reacção foi igual à vossa, a de revolta. Mas depois lembrei-me que a EHTP está na dependencia do Turismo de Portugal onde um colega nosso - Frederico Costa - é Adminisrador.Conheço bem o Frederico de quem sou amigo, e tenho-o na conta de uma pessoa sensata e uma pessoa de bem Não acredito que ele não tenha sido ouvido sobre esta decisão, e se ele a aceitou é porque poderão existir outras variáveis que não sejam do nosso conhecimento. Ofereço-me para caso queiram ter uma conversa com o Frederico sobre este assunto. Fico à vossa disposição.

Um abraço


José Tomaz de Mello Breyner
manager@yorkhouselisboa.com

Nuno MC disse...

Caro colega,
Parece-me sensato o que dizes. Se foi através de lobbies políticos que a EHTP foi perdendo gradualmente o seu prestígio, poderemos ter aqui uma hipótese de ouro de "jogar com o mesmo baralho", caso o Frederico Costa possa e queira juntar-se a esta causa. Mais ainda, receio que um protesto por baixo-assinado não surta efeito nenhum (como todos os baixo-assinados, servirá apenas para desabafo). A menos que as pessoas em posição de decidir partilhem o mesmo sentimento que nós, corremos o risco de não ser levados a sério. Pois os políticos deste País só agem quando têm algum interesse pessoal envolvido. Eu não gostaria apenas de protestar para sentir que fiz alguma coisa. O que me interessa é que o prestígio da EHTP seja restaurado. Quer queiramos quer não, a EHTP é o nosso "berço" profissional. E esse "berço" será sempre um cartão de visita. Cabe-nos fazer dele um cartão de visita que se faça respeitar por si mesmo, ou não. Uma das questões prioritárias creio que é fazer com que os cursos da EHTP passem novamente a ser de, pelo menos, 3 anos. E que passem a conferir o grau de licenciatura. Durante anos, mesmo depois de abrir a ESTHE, nunca nos preocupamos com a questão do grau académico. Sentíamos (falo por mim e sei que por muitos outros antigos alunos), que o "canudo" era para quem não tinha outros argumentos para se afirmar no mercado de trabalho, pois o que as empresas procuravam era pessoas com um bom nível de formação e não com um canudo debaixo do braço. E sempre sentimos essa protecção. Mas as coisas mudam. Não só o INFT (posteriormente INFTUR e agora já nem sei como se chama) foi desinvestindo na Escola do Porto, como reduziu a duração dos cursos - primeiro para dois anos e meio e depois para dois anos, como foram aparecendo licenciaturas em gestão hoteleira e em turismo por esse País fora, como cogumelos. Relativamenteà primeira mudança, a intenção foi clara: retirar aos alunos de EHTP argumentos para se baterem de igual para igual com alunos de outras escolas no mercado de trabalho. É preciso recordar os anos em que foram formados os primeiros alunos da ESTHE, com um "canudo" debaixo do braço, mas com muitas dificuldades em ser aceites para desempenhar funções de direcção nas empresas. Foi um embaraço para o INFT, ano após ano, ter alunos formados numa escola que custou mais de 3 Milhões de contos, na moeda antiga, aos contribuintes, sem colocação no mercado de trabalho. A EHTP sofreu as consequências. Lembro-me de no meu primeiro ano, em 1993, houve períodos em que a Escola teve que cortar até nas manteigas do restaurante, porque não havia dinheiro. Para os alunos que entraram no ano seguinte, foi feita uma reestruturação dos cursos, passando-os para dois anos e meio. No ano seguinte, para dois anos. Isto, porque "já havia uma Escola Superior de Hotelaria e Turismo no Estoril e por isso, o que fazia falta no Porto era formar pessoas para desempenhar funções mais técnicas e não de Gestão". Coincidentemente, o Sr. Luís Contente tinha acabado de se reformar. A Escola, que nessa altura cumpria 25 anos ao serviço da excelência da formação em hotelaria e turismo, com reconhecimento nacional e internacional, deixou-se ultrapassar por lobbies políticos. Seremos nós agora capazes de nos unir e movimentar para pagar na mesma moeda? Espero que sim. Contem comigo.

Nuno MC disse...

Relativamente à sugestão do António Ribeiro, estou totalmente de acordo. É necssário fazer uma assembleia-geral e com (muito) mais de 10 alunos. Isto porque é necessário que haja uma entidade que possa dar voz à indignação de todos. Essa entidade deveria ser a Associação de Antigos Alunos da EHTP. Se a Associação está inactiva, é urgente reactiva-la.